Stork
greece lithuania lithuania france france belgium germany austria iceland finland uk

Piloto 1

Autenticação transfronteiriça para serviços eletrónicos.

Learn More About Stork
Stork

Descrição

Le périmètre du pilote consiste à offrir aux citoyens des pays membres la possibilité d’accéder en mode sécurisé aux services en ligne des autres pays membres. Pour accéder à ces services, les citoyens utiliseront leurs moyens nationaux d’authentification électronique.

Autenticação Transfronteiriça em Serviços Eletrónicos

Os serviços existentes que se conectarão ao módulo de interoperabilidade serão os portais nacionais dos cidadãos da Alemanha, Áustria, Estónia e Portugal. O serviço Limosa da Bélgica também estará ligado.

As credenciais de identificação eletrónicas que farão parte do piloto serão os cartões de identificação da Áustria, Estónia, Portugal e Bélgica. O cartão de débito Islandês e o cartão móvel eID da Estónia serão igualmente usados.

Exemplo de Caso de Uso

Um residente alemão planeia trabalhar na Bélgica. O residente necessita de preencher os requisitos de conformidade de atividade exigidos na Bélgica. Este é um serviço eletrónico online disponibilizado pelo portal belga Limosa. O residente alemão terá os meios de provar a sua identidade eletronicamente com o seu cartão de identidade eletrónico, registando-se no portal Limosa. O residente tem controlo sobre os seus dados e a sua transmissão para o serviço Limosa. O serviço Limosa faculta um elevado nível de confiança para os dados de identificação do utilizador online, oferecendo um melhor e mais eficaz serviço.

A proteção de dados, a segurança e a privacidade do utilizador são tratados com a mais elevada importância neste piloto.

Objetivos do Piloto

O objetivo do piloto é potenciar estes serviços em produção por forma a testar e a provar que os serviços eletrónicos transfronteiriços podem operar entre vários Estados Membros europeus. O piloto irá:

  • Testar a exequibilidade da interoperabilidade de serviços eletrónicos de um Estado Membro com as infraestruturas da identificação eletrónica de outros Estados Membros através do módulo de interoperabilidade disponibilizada pela infraestrutura STORK. A operação do piloto providenciará retorno sobre as especificações comuns.
  • Demonstar que as especificações comuns são suficientemente flexíveis e escaláveis para que o módulo de interoperabilidade europeia acomode um leque variado de serviços nacionais.
  • Teste e incremento de plataformas de confiança pelos serviços que requerem diferentes níveis de autenticação.
  • Testar se é possível aos cidadãos usar uma variedade de credenciais de autenticação para aceder a serviços além fronteiras.
  • Avaliar a facilidade na utilização e a aceitação dos serviços de identificação eletrónica transfronteiriços.
Formulário de Feedback
   
Formulário SimplesFormulário Avançado
   
Austria Austria
Belgium Belgium
Estonia Estonia
Germany Germany
Iceland Iceland
Portugal Portugal


Serviços Integrados STORK
Stork Stork Stork
Stork Stork
Stork