Stork
spain spain spain estonia austria uk

Piloto 3

Mobilidade de Estudantes - Para ajudar as pessoas que querem estudar em diferentes Estados-Membros
Learn More About Stork
Stork

Descrição

O piloto irá facilitar a mobilidade dos estudantes em toda a Europa. O piloto permitirá que estudantes estrangeiros tenham acesso a serviços administrativos on-line oferecidos por universidades usando as suas credenciais electrónicas (cartão de identidade, certificados digitais ...) para autenticação e registo.

A solução proposta fornece identificação electrónica dos alunos a uma gama de serviços online prestados pelas universidades envolvidas, a partir da infra-estrutura STORK subjacente.

Qualquer estudante estrangeiro com uma identidade electrónica dos países participantes deve ser capaz de se identificar e ter acesso aos serviços académicos através de um sistema de identidades federadas.

Mobilidade de Estudantes

O objectivo deste piloto é facilitar a mobilidade dos estudantes do ensino superior em toda a Europa.

Através deste piloto, os estudantes estrangeiros serão capazes de ter acesso a um conjunto de serviços administrativos e académicos oferecidos pelas universidades envolvidas no STORK usando suas credenciais electrónicas nacionais para autenticação e registo.

Neste projecto são oferecidos e testado uma vasta gama de serviços oferecidos pelas instituições académicas participantes neste projecto piloto, tais como: inscrição on-line, acesso a bibliotecas on-line, transcrição de registos, acesso a computadores e redes de infra-estruturas ou acesso on-line a cursos e tutoriais.

Cada universidade participante oferece um conjunto de serviços aos estudantes estrangeiros de acordo com as suas próprias capacidades, mas todos elas vão prestar um serviço cujo objectivo é facilitar a inscrição online para os estudantes Erasmus.

Casos de Uso

O piloto “Mobilidade de Estudantes” concentra-se em dois casos de uso de interoperabilidade:

Caso de uso 1: Os estudantes estrangeiros com credenciais válidas dos países participantes poderão inscrever-se como estudantes Erasmus nas universidades envolvidas no projecto piloto.

Caso de uso 2: Os estudantes estrangeiros com credenciais válidas de países participantes terão acesso, através de mecanismos de single sign-on, a diferentes serviços académicos oferecidos pelas universidades participantes no projecto piloto.

Objectivos do Piloto

O objectivo principal do piloto de mobilidade estudantil é demonstrar que a infra-estrutura STORK pode ser usado para o desenvolvimento de serviços electrónicos transfronteiriços em ambiente académico.

Adicionalmente, os serviços electrónicos oferecidos pelas universidades participantes no projecto piloto irão beneficiar das garantias oferecidas pelos mecanismos de autenticação do STORK e da troca directa de atributos de identidade.

Por fim, a implantação do piloto, contribuirá para avaliar a viabilidade de estender a aplicação para, por exemplo, alargar a interoperabilidade entre os serviços administrativos das diferentes universidades