Stork
portugal lithuania france france netherlands uk uk iceland uk

Pilot 6

Integração em ECAS

Stork

Descrição

A Comissão Europeia possui numerosos serviços electrónicos que requerem autenticação dos seus utilizadores. Estes serviços formam um ecossistema abrangendo desde serviços de suporte para a comunicação entre Estados Membros tal como o Sistema de Informação do Mercado Interno, até serviços de suporte de operações com a Comissão como é o caso do portal dos participantes dos programas de investigação europeus. O Sistema de Autenticação da Comissão Europeia “ECAS” (European Commission Authentication System) providencia os meios de autenticação para muitos destes serviços. Por integrar o STORK com o ECAS, as identificações electrónicas dos Estados Membros podem ser usadas no acesso a estes serviços.

Objectivos

O intento do piloto STORK “Integração ECAS” é o de potenciar a identificação electrónica dos Estados Membros nos serviços da Comissão Europeia.

Este piloto decorre em estreita colaboração entre STORK e DIGIT.

Aplicações

O piloto será executado em duas fases. Começará pela disponibilização da autenticação STORK no CIRCABC – a plataforma de suporte de partilha de documentos e recursos em áreas de trabalho privadas de grupos corporativos. O objectivo desta fase é a obtenção de experiência operacional com a integração STORK-ECAS num ambiente desafiador mas, ainda assim, não crítico.

Uma vez adquirida experiência com o CIRCABC, outras aplicações serão contempladas. As aplicações visadas são:

  • O Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI) que suporta a comunicação entre autoridades nacionais, regionais e locais
  • O portal dos participantes para bolsas de investigação sob o 7º Programa Quadro (FP7)
  • O Registo Independente de Transacções da Comunidade (The Community Independent Transaction Log - CITL) para o sistema de transacções de emissão de partículas da UE.
  • O portal da eJustiça, o piloto abrangente sob ICT-PSP para suporte à cooperação judicial.

Público

Dependendo da aplicação, os utilizadores são responsáveis ou representantes de serviços públicos (IMI e eJustiça), empresas e organizações (CITL, portal FP7), ou ambos (CIRCABC).

Impacto

O piloto incrementará a comodidade do utilizador graças ao uso da identificação electrónica nacional. Aumentará também a segurança da autenticação graças ao processo de autenticação multi-factor e à confirmação de identidades pelos vários sistemas nacionais de gestão de identificação.

Prazo

O piloto será lançado em Setembro de 2010.

Parceiros

Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Islândia, Lituânia, Luxemburgo, Portugal, Suécia, Direcção Geral de Informática (DIGIT).

Programa

Programa de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Mais informação

STORK: http://www.eid-stork.eu/
ECAS: https://webgate.ec.europa.eu/cas/
ICT-PSP: http://ec.europa.eu/ict_psp

Pilot coordinator / Contact

Graz University of Technology, Austria
Email: [email protected]
Phone: +43 (0) 316 873-5521